Compartilhe

Foto 031-2017 (Festa Pomerana - Daniel Zimmermann)

Receita adaptada da Alemanha, a cuca já conquistou muitos cantos do Brasil e é prato típico para quem visita Pomerode, a cidade mais alemã do país. Além da tradicional cobertura de farofa, a iguaria já ganhou versão com banana, coco, queijo, morango, chocolate, amendoim e outras delícias, sendo a grande vedete das padarias e confeitarias da cidade. Em meio a tantas opções, a novidade desta temporada é a original cuca de jabuticaba. A criação é da cozinheira Hanna Lora Dahlke, feita especialmente para uma das mais tradicionais festas alemãs: a 35ª Festa Pomerana. A receita é uma irreverente mistura dos costumes germânicos com a fruta, originalmente brasileira.

Receita

Ingredientes para a farofa:
350 g farinha de trigo
350 g de açúcar
100 g margarina
120 ml de óleo
1 pitada de canela
1 colher de chá de fermento em pó
Raspas de limão

Modo de preparo:
Bata o açúcar, a margarina, o óleo, a canela, o fermento e as raspas de limão até obter um creme. Em seguida, acrescente a farinha de trigo com a ponta dos dedos até obter uma farofa.

Ingredientes para a cobertura de jabuticaba:
1 kg de jabuticaba
Açúcar a gosto
Creme de confeiteiro

Modo de preparo:
Cozinhar a jabuticaba com água. Em seguida passe na peneira e leve novamente ao fogo adoçando a gosto. Para engrossar, use creme de confeiteiro.

Ingredientes da massa:
350 g farinha de trigo
70 g de açúcar
40 g margarina
1 ovo
1 pitada de sal
1 pitada de canela
Raspas de limão a gosto
1 colher de sopa de fermento instantâneo
250 ml leite com água morno

Modo de preparo:
Hidrate o fermento com o leite e deixe descansar por uns 10 minutos. Em uma bacia, bata o açúcar, a gordura, os temperos e o ovo. Acrescentar o fermento e, por último, o trigo. Bata até formar uma massa lisa. Em seguida, cubra com um pano e deixe crescer por uns 30 minutos. Unte uma forma, espalhe a massa. Deixe crescer novamente por uns 15 a 20 minutos. Coloque a cobertura de jabuticaba e a farofa, depois leve ao forno em temperatura de 200° até assar, cerca de 15 a 20 minutos.

Fotos: Daniel Zimmermann/Festa Pomerana.

Foto 030-2017 (Festa Pomerana - Daniel Zimmermann)

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Samara Vieira – atendimento1@grupoodp.com.br – (47) 3322-0545 / (47) 99994-1534

35ª Festa Pomerana
De 10 a 21 de janeiro de 2018
Parque de Eventos de Pomerode
Avenida 21 de Janeiro, 2150 – Centro, Pomerode – SC

O post Cuca de Jabuticaba: receita que mistura a tradição alemã e o sabor brasileiro apareceu primeiro em Oficina das Palavras – Tem Notícia.

Fonte: grupoodp.com.br

Comentários