Cerca de 150 pessoas participaram dos debates do 5º Fórum Municipal de Cultura de Balneário Camboriú, neste domingo (05). A ação, realizada no Dia Nacional da Cultura, e iniciou às 14h com reuniões das 11 Câmaras Setoriais do unicípio. De acordo com a diretora de Interação Cultural da Fundação Cultural, Bia Mattar, todas as sugestões passadas nesse encontro serão levados ao Conselho Municipal de Cultura, em reunião no dia 27 de novembro.

Após os encontros, artistas e amantes da arte se reuniram para uma conversa geral no Teatro Bruno Nitz. O evento abriu com a palestra do jornalista e crítico cultural, Edson Buch Machado, abordando o tema Quem Tem Medo de Cultura. “O trabalhador da cultura é como camaleão, ele tem que se adaptar conforme a necessidade, administrar, ouvir e tentar equacionar os problemas, independente da sua arte”, disse o palestrante.

Seguindo a programação, foi realizada uma roda de debate com o presidente da Fundação Cultural, George Varela, a presidente do Conselho Estadual de Gestores de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker, Bia Mattar, que também é integrante do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, e os membros do Conselho Municipal de Política Cultural, Luciano Pedro Estevão e Dagma Castro.

Varela ao fazer o uso da palavra ressaltou a importância de ser um empreendedor cultural. “Precisamos construir modelos e aperfeiçoamento profissional, no modelo capitalista, para exponenciar nossa arte. Queremos unir os artistas e assim girar a economia”, pontuou o gestor de cultura do município.

Também foi anunciado que será lançado o edital da Lei de Incentivo a Cultura 2018, no dia 05 de dezembro e que em 2018 será revisado o Plano Municipal de Cultura.

____________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural
(47) 3366-5325
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ricardo de Oliveira
Foto: Marcelo Fernandes / Celso Peixoto
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Fonte: Fundação Cultural de Balneário Camboriú

Comentários