Conheça o novo aplicativo de estacionamento que auxiliará usuários no Estacionamento Rotativo de Balneário Camboriú

Entrou em funcionamento nesta quinta-feira o novo sistema de cobrança do estacionamento rotativo de Balneário Camboriú. Agora o processo será totalmente eletrônico por meio do aplicativo para celulares Minha Vaga. Com ele, o usuário não precisa retornar ao veículo para regularizar a situação e ainda pode restituir o crédito que não for utilizado.

Aderir ao aplicativo é opcional, porém não haverá mais a impressão de tickets para colocar no painel do automóvel. Tudo será controlado virtualmente pela empresa que administra a zona azul da cidade, a Dom Parking. Os motoristas que não tiverem acesso ao meio eletrônico poderão comprar os tickets avulsos com os monitores e exigir o recibo da operação – esse documento não precisa ser colocado no veículo.

– O motorista pode estacionar e ir para seu compromisso. Quando o monitor passar pelo carro vai digitar a placa e verificar se o usuário tem conta no aplicativo, aí o tempo é debitado automaticamente de hora em hora – explica a gerente de operações da Don Parking, Joice Garcia.

De acordo com ela, o condutor tem também a opção de ativar sua vaga pelo aplicativo e desativar quando encerrar o uso. Nesse caso, o tempo não utilizado pode ser restituído minuto a minuto. Se o usuário esquecer de desativar a vaga também não tem problema, pois o tempo para de contar após uma hora.

– Quem não costuma usar os meios eletrônicos pode criar uma conta com o monitor e carregar créditos com ele. Além disso, agora os pagamentos podem ser feitos com cartão de débito ou crédito – observa.

Joice comenta ainda que a equipe de monitores passou por um treinamento para usar o aplicativo e que o sistema já funciona bem nas cidades de Florianópolis e Itabuna (BA). O valor da hora permanece em R$ 1,45 com tempo limite de utilização de duas horas por vaga.

– Agora o usuário tem que se preocupar apenas com a rotatividade, que é o objetivo do estacionamento – completa a diretora.

Agilidade na hora de estacionar

O secretário de Segurança de Balneário, Edemir Meister, afirma que o sistema é uma facilidade a mais para o contribuinte e vai agilizar a cobrança do estacionamento rotativo. Ele explica que o uso é simples: basta criar uma conta no aplicativo Minha Vaga e colocar créditos com os monitores, nos pontos de venda, no website ou no próprio aplicativo.

– Toda vez que estacionar vai ser descontado do crédito existente na conta e quando acabar é só depositar de novo. Também será possível comprar o ticket avulso, o que muda é que os cartões serão abolidos – observa.

Por enquanto o sistema está disponível para Android, mas os usuários de Iphone podem acessar o serviço pelo site minhavaga.com.br. Os motoristas que ainda possuem cartões de estacionamento poderão trocá-los por créditos com os monitores ou nos pontos de venda.

Os cartões serão aceitos no painel do veículo apenas até 31 de dezembro, depois desse prazo o carro será considerado irregular.

Clique aqui para baixar o aplicativo minha vaga para sistema Android.

Segundo o secretário Meister, a questão da regularização do ticket está sendo analisada com a empresa responsável e uma alternativa deve ser anunciada nos próximos dias. Por enquanto, quem estiver com a vaga irregular receberá uma advertência e poderá ser multado por um agente trânsito em R$ 53,20 e ter adicionados três pontos na carteira nacional de habilitação do proprietário.

Comentários

Responder