A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) finalizou mais uma pesquisa de mercado realizada durante todos os dias de 2015, nas ruas da cidade. As entrevistas, que foram coordenadas pelo departamento de Planejamento e Pesquisa da entidade, têm como objetivo a análise técnica com apoio de gráficos, quantificação e qualificação do fluxo local. A sondagem alcançou 4.156 pessoas, dos mais variados destinos emissores nacionais e internacionais, e apontou que mais de 99,10% delas desejariam retornar a Balneário, na primeira oportunidade.

A tabulação ainda constatou que a capital paranaense, Curitiba, continua sendo o maior emissor de turistas para o município, com crescimento de 2014 para 2015. No ano retrasado, o emissor representava 4,98% dos turistas nas ruas, sendo que em 2015, esse percentual foi acrescido para 6,42%. Na segunda colocação, permanece a capital argentina Buenos Aires, que também demonstrou aumento de 2,73% para 3,25% e Blumenau na sequência, ampliado de 2,64% para 2,79%. Já entre os estados brasileiros, Santa Catarina prossegue na liderança, com 23,53%, Paraná como segundo emissor com 19,95%, e Rio Grande do Sul, como terceiro, com 15,40%. Brasileiros na cidade ainda são a grande parcela, 84,77% do total, argentinos estão na sequência, com 9,84% e os uruguaios, que vinham na quarta posição atrás dos paraguaios, agora aparecem na terceira, com 2,43%.

A maioria dos entrevistados foi de homens (54,99%), com idades entre 37 e 50 anos (33,1%), empregados da iniciativa privada (26,61%) e com segundo grau completo (47,27%). Também são maioria, visitantes frequentes (32,15%), com viagem organizada por conta própria (84,29%). Prevaleceram os grupos em família (53,81%), de até cinco pessoas (58,96%) e que vieram ao destino de automóvel (46,37%). A permanência média ficou entre três e sete dias (54,18%), com maioria optando por hospedar-se em hotéis ou apart-hotéis (37,56%).

Como no ano anterior, o turismo foi o principal incentivador das viagens para 86% do público interrogado e a praia foi o principal motivo da vinda para 80,32%. A internet é o meio de comunicação que vem crescendo na preferência dos turistas no momento da escolha do destino, com ampliação de 3,81%. Passou de 76% para 79,81%. E se alguém perguntasse a eles, que motivo os faria voltar a Balneário, 93,24% responderia que as férias estariam na primeira colocação.

“Os resultados apresentam uma grande mudança no perfil dos turistas que vêm a nossa cidade”, afirma o secretário de Turismo, Ademar Schneider. Antigamente, tínhamos São Paulo como principal emissor de visitantes, que vinham em grupos de amigos e que ficavam menos tempo, até seis dias, e se deslocavam apenas uma vez ao ano para cá. Esse crescimento na preferência da cidade por famílias, que ficam mais dias e que na maioria vem do nosso Estado, pode ser um reflexo da economia atual, mas também mostra que conquistamos um novo público, que tem potencial para vir ao município mais vezes durante o ano, e que nos dará novos resultados, muito positivos”, avalia Schneider.

Comentários