A Editora UniAvan, do Centro Universitário Avantis, apresentou na última sexta-feira, 4, durante o Seminário Estadual de Educação, sua mais nova criação: um material didático do Sistema de Ensino UniAvan (SEU), destinado especialmente ao ensino fundamental I e II, do primeiro ao nono ano de escolas públicas e privadas de todo o país. Desenvolvido através da base comum curricular do Ministério de Educação (MEC), o material contará com 25% de conteúdo em realidade aumentada, que permite aos alunos vivenciarem momentos do cotidiano com o mundo digital.

O SEU irá unir conteúdos em livro impresso, aplicativo de interatividade multimídia, aplicativo de elaboração e correção de provas e aplicativo de estudo do corpo humano. Cada livro interage com o aplicativo, onde o aluno pode baixar e usar em casa ou durante as aulas, contando com realidade projetada, realidade aumentada, games, sala de cinema, interação touch e visão 360°. Atualmente, o material é o único no Brasil que irá utilizar a geolocalização, um conteúdo adaptável com o bairro, cidade e estado em que o aluno está, sendo possível a sua personalização. O aplicativo funcionará também em formato online e offline. O lançamento oficial da plataforma será realizado no dia 15 de outubro.

O material propõe para os estudantes diversidade cultural, relação étnico-racial e socioambiental, abordando as disciplinas de geografia, língua portuguesa, língua estrangeira, ciências, matemática, história e artes. O material foi pensado por uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, neurocientistas, fonoaudiólogos, designers e jornalistas que trabalharam para desenvolver um material didático inovador.

Ao adquirir o SEU, o município recebe para as escolas, além das apostilas, um tablet feito com o apoio da Samsung, para que os professores apliquem as metodologias em sala de aula. Podem ser adquiridos também outros pacotes que incluem camisetas para uso da tecnologia The Virtuali-Tee, em que os estudantes conseguirão visualizar todo o corpo humano e os materiais para aplicação e correção de provas.

O presidente da UniAvan, Mohamad Hussein Abou Wadi, ressalta que o Sistema de Ensino UniAvan irá contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente. “O material foi pensado em como melhorar a qualidade do ensino, como torná-lo digital e interativo para a rede pública de ensino e rede privada também. Além dos alunos aprenderem fazendo, eles irão aprender jogando. Apesar de simples, com essa metodologia ativa o aluno será obrigado a trabalhar o cérebro, retendo até 90% das informações e contribuindo para o seu desenvolvimento”, destaca.

Durante o seminário, Mohamad apresentou uma palestra com o tema Educação 4.0 – Realidade Digital onde abordou as mudanças da educação com a vinda da tecnologia. No sábado, 5, os participantes realizaram ainda uma visita técnica nas dependências da UniAvan para conhecerem as instalações, laboratórios e estrutura do Centro Universitário.

Texto: Bianca Pereira

Fonte: Na Mídia

Comentários