Compartilhe

Girl going on a rope with a brain and heart in hands

Agir com emoção ou com razão? Tomar atitudes com o coração ou com o cérebro? Cientistas da Universidade de Columbia usaram vários parâmetros para estabelecer se uma pessoa é mais emotiva ou racional. Eles acreditam que a visão que temos sobre o nosso relacionamento com outras pessoas depende de onde localizamos nosso ‘eu’ (coração ou cérebro). Quem se considera mais independente localiza o eu no cérebro, já quem é mais família aponta o coração.

Se os cientistas confirmarem essa teoria, um novo campo de pesquisa pode ser aberto. Um deles pode ser decidir as melhores opções de carreira para alguém, dependendo de cada perfil. Para a coach especialista em carreira da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, o ideal seria equilibrar as duas coisas. “Encontrar o equilíbrio é o principal desafio dos profissionais e ainda mais do alto executivo. Mas é possível ser mais equilibrado e assim enxergar desafios e soluções com mais tranquilidade”, diz. Veja dicas da especialista para saber como agir para equilibrar razão e coração e conquistar melhores resultados para a equipe e para a empresa:

  1. Autoavaliação

Perceba como você age, se é mais “cérebro” ou “coração”. Como você lida com as situações e com pessoas? Você segue, rigidamente, o que a empresa prega ou supervaloriza as amizades em detrimento de resultados? Se auto analisar é fundamental para buscar um equilíbrio e, inclusive, saber como cobrar os outros.

  1. Amigos, amigos, negócios à parte

É comum criar laços com os colegas de trabalho e/ou colaboradores, contudo pode ser prejudicial quando colocamos essa relação acima das demandas da empresa. Saiba como conversar, mas sempre deixe claro que no ambiente de trabalho o foco deve ser os resultados que empresa busca.

  1. Não se precipite

Quando precisar tomar decisões, reflita antes de agir. Justamente pelo que já falamos, do relacionamento amigável que se cria entre a equipe – e essa sinergia é importantíssima. Portanto, elenque os prós e contras, com a razão e a emoção. Procure as vantagens e as desvantagens de optar por um caminho ou pelo outro. Tente analisar e, aí sim, determinar que rumo seguir.

  1. Conheça a equipe

Analisar o perfil de cada colaborador, se ele é mais racional ou mais emocional, é importante para definir como agir, comunicar e cobrar resultados. E não esqueça: os dois perfis são importantes. Cabe ao gestor saber unir e equilibrar todos eles para obter o sucesso.

Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Camile Magalhães – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 99994-1484

Effecta Coaching

O post Especialista em carreira fala sobre como equilibrar sentimentos para conquistar mais resultados apareceu primeiro em Oficina das Palavras – Tem Notícia.

Fonte: grupoodp.com.br

Comentários