“Se você estiver ouvindo esse áudio, saiba que eu não estou mais aqui”. Quem ouvia essa frase através do fone de ouvido, conectado na caixa dos bonecos de lambe-lambe, buscava seu entendimento sobre a morte. Essa interação pública e um tanto quanto sombria, fez parte da abertura do 3º Provocações Urbanas, que começou nesta quinta-feira (10), na Praça Higino Pio, em Balneário Camboriú. O evento de arte na rua conta com o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio do edital 003/2017, de apoio a eventos, da Fundação Cultural.

O áudio, era uma das diversas histórias que saíam de caixas de lambe-lambe, na intervenção cultural “Instantes de Passagem”, organizada pelo Sexteto Lambe-Lambe, formado por três companhias de teatro, uma do Chile, outra da Argentina e uma do Brasil. O intuito, foi contar as experiências ou perspectivas dos artistas sobre a morte. Com sentidos figurados, despertavam a imaginação e a indagação em cada uma de suas obras. Jair guiava a caixa de alguém que não estava mais ali. A pessoa que contava a história através do áudio, queria homenagear sua avó Helena e só conseguiu uma parede de acrílico, a caixa de papelão sem pintura e o retrato de sua matriarca, através de um boneco mal acabado. A voz, que sai através de um celular, te convida a conhecer detalhe por detalhe, da peça artística que nunca terminou.

Sandra Coelho, é uma das organizadoras do evento. A artista integra a Eranos Círculo de Arte, coletivos de artistas com sede em Itajaí. Ela explica que o “Provocações Urbanas” é uma intenção de quebrar as normas já estabelecidas no cotidiano da cidade. “Promovemos interações artísticas rápidas para que quem passe na rua, consiga observar e absorver as mensagens que queremos passar, saindo do dia a dia das pessoas”, disse a artista. Sandra, também possuía uma das caixas de lambe-lambe, ela operava Therése, uma mulher doente que vivia indo de sua casa para o hospital mas queria manter tudo muito organizado.

Isabella de 7 anos, acompanhou todas as caixas de lambe-lambe. “Aquela que tinha uma senhora parecida com uma bruxa mexendo me deixou assustada”, disse a menina. Ela ouviu as seis histórias junto com seu pai e irmã.

A programação do Provocações Urbanas, segue até sexta-feira em diversos pontos da cidade:

Quinta-feira (10/08), às 15h | Praça da Cultura

INSTANTES DE PASSAGEM – SEXTETO LAMBE-LAMBE
Cia Mestre Lunas(Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil)
Sexta-feira (11/08), às 15h | Praça Bruno Nitz

DESVIA
Karma Cia de Teatro
Sábado (12/08), às 15h | Praça Almirante Tamandaré

JÚLIA
Cirquinho do Revirado
Domingo (13/08), às 15h | Calçadão Central

POR ONDE ANDEI
Leandro Maman (Eranos Círculo de Arte)
Segunda-feira (14/08), às 15h | Calçadão Central

GARILHANDO
Circo Pirata Show
Terça-feira (15/08), às 15h | Calçadão Central

ATO PÚBLICO
Osmar Domingos
Quarta-feira (16/08), às 15h | Av. Brasil, próximo Shopping Atlântico

CIDADE E ALMA
Sandra Coelho (Eranos Círculo de Arte)
____________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural
(47) 3366-5325
Site www.eranos.com.br
Sandra Coelho – atriz / Produtora do Evento Provocações Urbanas
(47) 9 9924-8581 / 9 9975-7270
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ricardo de Oliveira
Foto: Celso Peixoto
(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Fonte: Fundação Cultural de Balneário Camboriú

Comentários